sábado, 21 de maio de 2011

Finalmente, "Transcendent Man" legendado


Trailer do filme (legendado em português)

Em primeiro lugar, devo admitir que não tenho orgulho do fato de o Brasil ser um campeão de downloads ilegais de músicas e filmes. Isso, para mim, de certa forma mostra o desprezo que o país tem para com a propriedade intelectual. Não é atoa que somos o país da sobremesa (açucar, café, cacau,  açaí, soja...) e não do conhecimento.

Por outro lado, os volumosos recursos direcionados à indústria de cinema e música sempre me pareceram exagerados em relação ao seu retorno para a sociedade. A propriedade intelectual no Brasil, por exemplo, parece não serviu para muita coisa além de fazer a fortuna de cantores de qualidade duvidosa -- aqueles que aparecem nos programas de audiência do domingo à tarde -- ou autores de auto-ajuda que vendem promessas exorbitantes a preços exorbitantes (compare com os preços de livros no site Amazon e tome cuidado para não cair da cadeira). Era necessário algum tipo de reequilíbrio nessas contas (como a iTunes fez) e a internet (e a pirataria) mostrou isso. 

No caso específico de "Transcendent Man" (Homem Transcendente - o filme sobre a vida e ideias de Raymond Kurzweil), acho que há algumas razões que justificam divulgar aqui no blog a legenda do filme. Houve exagerada demora do lançamento do filme e não há qualquer perspectiva de lançamento no Brasil. Eu aguardei o lançamento no iTunes para comprá-lo no início de março  e foi decepcionante perceber que o lançamento ocorreu nos EUA e Canadá, mas não no iTunes do Brasil.  Se realmente parte -- ao menos uma pequena fração -- das ideias de "Transcendent Man" for plausível e verdadeira... então a divulgação de tais ideias me parece ser -- de longe -- muito mais importante que a preservação do direito autoral nesse caso específico. 

Pois bem, feita esta ressalva, divulgo aqui o fato de que um companheiro de ideias do outro lado do Atlântico, que se identifica como Sales aqui no FF,  criou a legenda em português do filme "Transcendent Man". A legenda encontra-se aqui: http://goo.gl/fFn8q (megaupload) ou aqui: rapidshare (novos links! Versão 2.4 com POB / pt-br (e pt-pt no mesmo arquivo) atualizada  pelo autor em 15/06/2011)No seu blog, Sales também explica como encontrar o filme em arquivo torrent a partir de uma simples busca no Google.

Trechos do filme: 

 

 

 

18 comentários:

  1. Obrigado por manter os créditos.
    Subscrevo a sua dica.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sales, também atualizei o shortlink do post!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado grande Sales!!!
    Esperava por essa legenda a muito tempo.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei interessado no filme. Vou assistir. E como foi comentado, gostaria de uma opinião sobre a UFABC, pois pretendo cursar neurociência lá.

    ResponderExcluir
  6. Você sumiu, Píi!
    Neurociências? Na UFABC? Nem me fale. Se eu fosse fazer uma segunda graduação, provavelmente (quase certamente) seria esta. E como o sistema (fantástico, aliás) da UFABC te permite ter mais de um bacharelado/engenharia, eu faria a seguinte combinação: neurociências+ciência_da_computação ou neurociências+engenharia_biomédica(intelectualmente intrigante e financeiramente promissora). É ainda cedo pra dizer, mas a UFABC (cujo fator de impacto das publicações já está acima de todas as outras universidades brasileiras) é muito promissora. Parece-me que a USP está meio que parada no tempo e tem decepcionado nos rankings mundiais, devido a um formato muito burocrático e engessado. A USP me parece que segue um modelo com muita influência francesa na origem -- principalmente em humanidades. E a França é outro país que só tem decepcionado nos rankings e na projeção científica e cultural. É difícil generalizar, mas a França gosta é de psicanálise, Lacan, Marx, Derridá etc. A UFABC tem um formato que lembra o MIT, tem cabeças novas; o formato, por si só, será um fator importante e atrativo (veja-se esse curso de neurociências, por exemplo). Todos os países emergentes (China, Índia, Rússia) tem uma universidade de ponta, entre as 100 primeiras do mundo -- exceto o Brasil. Eu estou começando a achar que é mais fácil a UFABC, depois de certo tempo e de sua ampliação, chegar entre as 100 primeiras do que a USP subir mais 100 posições. Mas, como disse, ainda é cedo pra prever isso. A Unicamp também criou muita expectativa de que iria passar a USP, iria projetar a ciência brasileira em outro patamar... deu e dá uma grande contribuição, claro, mas também ficou estacionada. O problema da ciência, no Brasil, é que os caras não querem ganhar o Nobel ou mudar o mundo (ou desenvolver o Brasil). Querem influência em órgãos burocráticos, como o CNPq ou o MCT, ou ir para o aeroporto. A UFABC parece ser um lugar de ousadia científica. Estou com esperança nos "homens de verde". Vejamos!

    ResponderExcluir
  7. Excelente!

    Também já havia procurado, mas, igualmente sem sucesso. E como tenho acompanhado bastante de perto as temáticas e evoluções do Transumanismo, obviamente, eu não poderia deixar de lado este filme-documentário, cuja fonte é justamente de um de seus maiores visionários/defensores.

    Obrigado mesmo!!!

    P.S- Me coloco a disposição para possíveis colaborações junto ao Blog (que está muito bom, por sinal) tendo em vista a importância e ao mesmo tempo uma carência de divulgação e debates no Brasil.

    F-book: leo.janz10

    ResponderExcluir
  8. Opa, eu vira e mexe leio o blog, é que na pressa não andava comentando muito...
    Poh que legal, estou mais animado agora então do que nunca em ir para a UFABC. Pretendo sim pegar algo além de neurociência, meu amigo faz la e disse que da. Outra coisa que me animou foi que achei o IINN-ELS, http://www.natalneuro.org.br/
    Sem palavras, só você dando uma olhada mesmo.
    Bom você falo tudo, tem que haver vontade de mudar o mundo, cientista se faz pelo comprometimento e não pelo titulo da profissão.

    Assisti o filme. Vejo algumas coisas a respeito:
    Ao meu ponto de vista é pouco provável que tudo ocorra já tão perto. Porque não falamos apenas de ciência e sim de uma nova era. Ser transumano, por assim dizer implica numa maturidade de pensar muito além da que vemos hoje. Esse ponto fica claro em uma das falas: "Precisamos passar para AI os valores humanos". a questão é que os valores humanos, ainda são distorcidos e destrutivos, ainda existe um ponto base errôneo na nossa cultura, o de achar que se dar bem implica em prejudicar ao outro, isso porque vivemos num sistema competitivo, quando na verdade é muito mais favorável beneficiar ao outro e colher dos beneficio dele, o que se aplica a um pensamento cooperativo. Exemplo claro é a própria ciência, quando temos homens preparados e com oportunidades para fazer, a mudanças, se todos tivessem a oportunidade dada a poucos nas melhores faculdades do mundo a ciência estaria em outro nível. Então se mudarmos nossa forma de viver em conjunto evitaríamos todas essas guerras aparentemente eminentes.
    Outra coisa é que vejo a criogenia de forma bem melhor para resolver os problemas de quem vive no sec. XXI. Pretendo colaborar sim ,ams não para colher já tão de pressa.
    Com o colapso do capitalismo em algum ponto próximo as previsões de 2045, do filme, pelo desemprego tecnológico creio que o cenário mundial estará muito imprevisível.
    Por fim eu só vejo a singularidade como obra do século se antes dela uma Economia Baseada em Recursos, logo um sistema de cooperação e acesso, for implantado. Dentro do capitalismo, e sua competição, toda a tecnologia fica a mercê das paranóias e insanidades que regem o mundo.
    E quanto ao tema de vida eterna o filme é sim muito bom, irei grava-lo o mais rápido possível entrega-lo a amigos.

    bom trabalho no blog.

    ResponderExcluir
  9. Show!! Gostaria que alguem me ajudasse a colocar as legendas... fiz de tudo mesmo e não consegui, vlw

    ResponderExcluir
  10. Prezado L. Janz: toda colaboração é bem-vinda!
    Raphael, é muito simples: você não precisa colocar a legenda, pasta deixar tanto a legenda (arquivo com extensão .str) quanto o arquivo do filme (extensão .avi) com o MESMO NOME. Se não estiverem com o mesmo nome (seja lá qual for) não funcionará.

    ResponderExcluir
  11. Tem como alguém postar o filme ja legendado não? Tem pessoas como eu ue não conseguiu baixar o filme, apesar de tentar muuuito.
    Grato desde já.

    ResponderExcluir
  12. Se você não sabe baixar via torrent, o filme também tá disponível no Emule em imagem .ISO (pronto pra gravar em DVD) e em .avi com legenda já colocada. É melhor você baixar o .ISO e gravar em um DVD. É só procurar no Emule (http://www.baixaki.com.br/download/eMule.htm) e colocar pra baixar.

    ResponderExcluir
  13. Além do trabalho de Raymond Kurzweil alguém aqui acompanha o trabalho de u cientissra chamado Aubrey de Grey? O que acham da fundação dele?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bernardo,
    Sobre o Aubrey de Grey no blog: http://fabulosofuturo.blogspot.com/2011/06/imortalidade-fisica-aubrey-de-grey.html .
    Eu acho que a SENS Foundation representa o melhor e mais estabelecido trabalho atual para buscar diretamente estratégias antienvelhecimento. Outro projeto extremamente promissor é o da Halcyon Molecular (http://fabulosofuturo.blogspot.com/2010/12/historias-transhumanistas-o-unico-meio.html).

    ResponderExcluir
  15. Muiiito bom,realmene. Souu vidrado em documenarios sobe os temasa aqui abordados, além de Teoria do Caos, TerenceMcKenna, Gurdjieff, Ouspenski e que tais...quem quiser me escreva que envio lista dos documentarios
    maqgobardo@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Muiiito bom,realmente. Sou vidrado em documentarios sobe os temas aqui abordados, além de Teoria do Caos, TerenceMcKenna, Gurdjieff, Ouspenski e que tais...quem quiser me escreva que envio lista dos documentarios
    magobardo@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Quero agradecer pelo seu trabalho. Estou fazendo uma trabalho da faculdade exatamente sobre esse assunto (Singularidade, transhumanismo) e tanto suas matérias, como esse filme me ajudou muito, esclareceu muito minhas duvidas. Muito obrigado. Pode ter certeza que vou ficar sempre atento no seu blog.

    ResponderExcluir
  18. https://culturacomlegenda.org/fcl/homem-transcendente-transcendent-man-2009/

    ResponderExcluir